Regulamento

Início/Regulamento
Regulamento 2020-07-30T16:26:10+00:00

EDITAL do I CONCURSO LITERÁRIO do NÚCLEO ALFA COTINGUIBA da APJ-AÇÃO PARAMAÇÔNICA JUVENIL DE CONTO, CRÔNICA, ARTIGO, E POESIA e I ANTOLOGIA LITERÁRIA DO NÚCLEO ALFA COTINGUIBA da APJ-AÇÃO PARAMAÇÔNICA JUVENIL DE CONTO, CRÔNICA, ARTIGO, E POESIA

– Baixe o anexo 1 (prorroga inscrições até 10 de agosto de 2020)

– Baixe o edital

 

1. DO OBJETIVO

O concurso tem a finalidade de congregar jovens que compartilham dos ideais de UNIÃO e PROGRESSO e iniciar um amplo movimento em todo o Estado de Sergipe que possa vir a reunir jovens de todas as Entidades Paramaçônicas Juvenis, sendo um pioneiro, nesse quesito em todo o Brasil, além de divulgar, incentivar e promover as artes literárias e premiar com publicação em antologia digital jovens talentos, estimulando o prazer pela leitura, pela escrita e a cultura do livro em nossas fileirasrelacionados com as áreas da cidadania, ética, controle e combate àsdesvirtudes, o Núcleo Alfa Cotinguiba da Ação Paramaçônica Juvenil, através do Ato NAC/APJ001/2020, exarado pelo seu Presidente Carlos Augusto Bittencourt, instituiu o I CONCURSO LITERÁRIO DO NÚCLEO ALFA COTINGUIBA DA APJ-AÇÃO PARAMAÇÔNICA JUVENIL DE CONTO, CRÔNICA, ARTIGO E POESIA e a I ANTOLOGIA LITERÁRIA DIGITAL DO NÚCLEO ALFA COTINGUIBA DA APJ-AÇÃO PARAMAÇÔNICA JUVENIL DE CONTO, CRÔNICA, ARTIGO E POESIA.

 

2. DO TEMA

Os concorrentes deverão abordarum dos temas abaixo para cada texto produzido e a produção do(s) trabalho(s)será desenvolvida no estilo que o concorrente escolher(conto, crônica, artigo ou poesia/cordel):

TEMA 1:“A união das entidades Paramaçônicas no Brasil.”

TEMA 2:A importância das entidades Paramaçônicas na formação moral e cívica dos jovens.

 

3. DO PÚBLICO-ALVO

3.1 O Concurso é voltado exclusivamente para as entidades paramaçônicas e poderão participar todos os diletos Primos, Primas, Irmãos e Irmãsde todos os Núcleos da Ação Paramaçônica Juvenil e das demais entidades Paramaçônicas do estado de Sergipe, à exemplo daOrdem DeMolay e Filhas de Jó.

3.2 A idade dos participantes será de 10(dez) a 21(vinte e um) anos.

 

4.DAS CATEGORIAS

O concurso visa à seleção e à premiação dos melhores trabalhos produzidos por categoria. Os trabalhos serão divididos nas seguintescategorias: Conto, Crônica, Artigo e Poesia/Cordel.

a) CONTO: narrativa curta, conflito determinado, tempo indefinido e reduzido, poucas personagens, que orbitam em volta de um núcleo central, relata uma situação ficcional, mas de possível ocorrência na vida dos personagens.

b) CRÔNICA: texto curto e simples, narra acontecimentos do dia a dia, normalmente com datas, fatos, pessoas; situações definidas, relatadas de forma organizada e cronológica, com início, meio e fim.

c) ARTIGO: gênero curto, simples e objetivo que visa uma descrição informativa e expositiva sobre o ponto a ser abordado pelo autor.

d) POESIA/CORDEL: POESIA: um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados, ou na forma moderna do fazer poético, exprimindo ou não ritmo e/ou rimas, com elementos formais que podem inspirar, sensibilizar e despertar sentimentos e emoções. CORDEL: gênero literário popular, escrito de forma rimada, metrificada, e oral, focando situações inusitadas, sentimentais e sociais do cotidiano que fazem parte da cultura genuinamente nordestina.

 

5. DA INSCRIÇÃO

5.1 As inscrições deverão ser feitas a partir do dia 01 de julho de 2020 até o dia 31 de julho de 2020. Após ler o edital que pode ser baixado(download) no site www.lojamaconicacotinguibacom.br, o candidato faz sua inscrição pelo email: concursoliterarionac-apj@lojamaconicacotinguiba.com.br.

5.2 O valor da taxa de inscrição para cada texto inscrito será de R$10,00(dez reais) + 1 kg de alimento ou ítem de limpeza (itens destinados ao Asilo Rio Branco);

5.3 O valor deverá ser depositado IDENTIFICADO com o título CONCURSO LITERÁRIO APJ-NAC em nome da LOJA SIMBÓLICA COTINGUIBA, no Banco BANESE, Agência: 014, C/C: 03/129175-7 e o comprovante de depósito deverá ser escaneado ou fotografado de forma legível e enviado para o email concursoliterarionac-apj@lojamaconicacotinguiba.com.br.junto com a inscrição ou para o whatsapp da Comissão Organizadora. (79)9 9146-0703.

5.4 O alimento ou item de limpeza deverá ser entregue na Loja Simbólica Cotinguiba ou aos integrantes da Comissão julgadora, devidamente identificado com os dados do concorrente e serão destinados ao Asilo Rio Branco.

5.5 A não comprovação da inscrição através do envio do comprovante de depósito e/ou a entrega do kilo de alimento/ítem de limpeza até a data limite, implicará na não efetivação da inscrição ao concurso.

5.6 O envio do comprovante de depósito, assim como a inscrição, deverá ser feito até às 24:00hrs do dia 31 de julho de 2020.

5.7 O participante poderá se inscrever com quantos textos desejar em qualquer gênero literário, podendo repetir o mesmo gênero, sendo um trâmite de inscrição para cada texto.

5.8 Não será vedada a participação de nenhum dos membros da comissão organizadora do concurso que porventura desejem participar, visto que os textos serão enviados à Comissão Julgadora identificados por números, não havendo assim possibilidade de favorecimento nem impedimento à participação dos mesmos.

 

6. DAS ETAPAS

6.1 Na primeira etapa, cada participante deverá enviar o seu trabalho de redação para o email: concursoliterarionac-apj@lojamaconicacotinguiba.com.br.que consta no site da Loja Simbólica Cotinguiba: www.lojamaconicacotinguiba.com.br

6.2 Na segunda etapa, uma Comissão Julgadora composta por membros de 4(quatro)Academias literárias de Sergipe, indicadas e convidadas pelo Presidente do Núcleo Alfa Cotinguiba, todos com notável saber no campo literário e cultural, procederá com o julgamento dos trabalhos recebidos por meio eletrônico e sem identificação nominal dos concorrentes, apenas numérico, sendo os textos enviados com numeração específica e atribuindo notas de 0,00(zero) a 10,00(dez) para cada texto e enviando para a Comissão Organizadora.

6.3 Na terceira etapa a Comissão Organizadora alimentará o sistema com as notas recebidas, somará e efetuará a média, que resultará na nota final de cada trabalho.

6.4 Na quarta etapa a Comissão Organizadora divulgará o resultado do Concurso por via eletrônica no site www.lojamaconicacotinguiba.com.br, pelo Instagram do Núcleo Alfa Cotinguiba(nucleo.alfa.cotinguiba) e por email para cada candidato inscrito, utilizando dos dados da sua Ficha de Inscrição.

6.5 A data prevista para divulgação dos resultados do Concurso está estimada em até 30 de agosto de 2020.

 

7. DOS TRABALHOS

O texto concorrente – conto, crônica, artigo ou poesia/cordel – deverá respeitar os seguintes requisitos, sob pena de desclassificação:

7.1 Ser confeccionada no formulário padrão, “Formulário de Redação do I Concurso Literário do Núcleo Alfa Cotinguiba da Ação Paramaçônica Juvenil de Conto, Crônica, Artigo e Poesia, disponibilizado no edital do concurso, no site www.lojamaconicacotinguiba.com.br.

7.2 Conter todas as informações solicitadas no formulário padrão;

7.3 Ter no mínimo 1(uma) lauda e no máximo 2(duas) laudas. (o título do texto não contará como linha);

7.4 Abordar o tema proposto;

7.5 Ser obrigatoriamente inédito e original. Entende-se por inédita a obra não editada e não publicada (parcialmente ou em sua totalidade) em qualquer meio de comunicação.

Entende-se por original a obra que é primitiva, que não foi copiada ou imitada.

7.6 Os trabalhos deverão ser carregados no email em formato word ou .pdf, A4, espaço um e meio (1,5), fonte Times New Roman tamanho 12(doze), em no máximo duas páginas, em idioma português.

 

8. DA FICHA DE INSCRIÇÃO

8.1 A ficha de inscrição deverá ser totalmente preenchida com o nome completo do candidato, endereço completo: rua, praça ou avenida, número e complemento, bairro, povoado, cidade, cep, números dos telefones: fixo e celular, whatsapp, e-mail, etc., bem como entidade paramaçônica que faz parte, com endereço, bairro, cidade, estado, cep. e nome do presidente.

8.2 As informações inseridas na ficha de inscrição deverão ser coincidentes com as informações prestadas nos formulários de realização dos trabalhos, sob pena de desclassificação.

 

9. DO ENVIO DOS TRABALHOS

9.1 O envio dos trabalhos será obrigatoriamente por meio eletrônico.

9.2 O arquivo (do trabalho) deverá ser enviado de modo que esteja legível, visível e que todas as informações do formulário estejam preenchidas.

9.3 Os arquivos referentes aos formulários poderão ser salvos nos seguintes formatos: word ou pdf. e a imagem do comprovante de pagamento em .jpg.

9.4 O arquivo de trabalho que estiver corrompido ou impossibilitado de ser lido por má qualidade na digitalização será automaticamente desclassificado.

9.5 não serão recebidos trabalhos por Correios ou pessoalmente.

9.6 Os trabalhos devem, sob pena de não serem processados, conter:

a. Título: Nome do trabalho.

b. Categorias: conto, crônica, artigo ou poesia/cordel.

c. Nome da entidade paramaçônica.

d. Nome da Cidade.

e. Nome do Estado

Parágrafo único: As exigências acima são obrigatórias.

9.7. O envio do trabalho do participante via on-line deve ser feita sob a supervisão do responsável legal e terá caráter de autorização de uso e publicação do texto eventualmente selecionado.

9.8 O prazo para inscrição e envio dos trabalhos iniciará em 01 de julho de 2020 e encerrará às 24:00hrs do dia 31 de julho de 2020.

 

10. DA PUBLICAÇÃO DO TEXTO SELECIONADO

10.1 Após a seleção e divulgação dos textos selecionados, os textos vencedores e participantes serão publicados na obra I ANTOLOGIA LITERÁRIA DIGITAL DO NÚCLEO ALFA COTINGUIBA DA APJ DE CONTO, CRÔNICA, ARTIGO E POESIA sendo antes notificados a enviarem fotos, biografia e autorização, devidamente assinada pelo participante e por um responsável, contendo número dos documentos, CPF e RG, dos dois: escritor e responsável, caso o autor seja menor.

10.2 Constarão do livro digital até 100(cem) textos dos participantes do concurso, sendo 12(doze)VENCEDORES em destaque(três em cada categoria) e até 88(oitenta e oito)PARTICIPANTES, todos selecionados pelas notas da Comissão Julgadora.

 

11. DA PREMIAÇÃO DOS AUTORES

11.1 Os 3(três) primeiros selecionados de cada categoria pelas maiores notas serão considerados autores VENCEDORES, no total de 12(doze) e serão premiados com a publicação do seu texto no livro I ANTOLOGIA LITERÁRIA DIGITAL DO NÚCLEO ALFA COTINGUIBA DA AÇÃO PARAMAÇÔNICA JUVENIL DE CONTO, CRÔNICA, ARTIGO E POESIA e receberão DIPLOMAS de Honra ao Mérito emitidos pelo Núcleo Alfa Cotinguiba, além de Medalhas de honra ao mérito.

11.2 Os textos participantes do livro que não sejam vencedores, estarão na condição de PARTICIPANTES, em número máximo de 88(oitenta e oito) textos e serão premiados com a publicação do seu texto no livro I ANTOLOGIA LITERÁRIA DIGITAL DO NÚCLEO ALFA COTINGUIBA DA AÇÃO PARAMAÇÔNICA JUVENIL DE CONTO, CRÔNICA, ARTIGO E POESIA, além de receber CERTIFICADOS de Participação emitidos pelo Núcleo Alfa Cotinguiba da Ação Paramaçônica Juvenil.

 

12. DA AVALIAÇÃO E DO JULGAMENTO

12.1. A avaliação e o julgamento das obras inscritas serão realizados em duas 2 etapas:

a) Na primeira etapa, será feita a conferência dos documentos exigidos pelo regulamento, que revelará quais são as obras habilitadas para o julgamento e avaliação final, que será realizada pela Comissão Julgadora.

b) Na segunda etapa, acontecerá o julgamento; serão utilizados como parâmetro os seguintes itens: conteúdo, originalidade, adequação gramatical, coerência, coesão, expressão literária, pertinência ao tema proposto, a criatividade do trabalho, a clareza no desenvolvimento das ideias e a correção ortográfica e gramatical do texto.

12.2 Os trabalhos apresentados serão analisados pela Comissão Julgadora, composta por 1(um) membro de cada uma das Academias convidadas, indicados pelas próprias, de reconhecida capacidade no campo literário,e que atribuirão a cada trabalho inscrito uma nota de zero 0 (zero) a 10 (dez). Estas notas alimentarão o sistema e, após somadas e divididas, será fornecida a média. Esta média será a nota final usada para a qualificação do concorrente, em ordem decrescente das notas finais dos trabalhos. Estas avaliações e  seus avaliadores serão aceitos soberanamente, não cabendo, em nenhum tempo, qualquer tipo de recurso sobre as decisões proferidas.

12.3. Os membros da Comissão Julgadora serão designados em ato específico do Presidente de cada uma delas, cabendo apenas ao Presidente do Núcleo Alfa Cotinguiba o convite às Academias Literárias que comporão a Comissão.

12.4. A Comissão Julgadora é soberana para eleger, dentre os trabalhos desenvolvidos, os três melhores de cada categoria, conforme metodologia que julgar adequada, respeitando-se os critérios de julgamento citados neste edital.

12.5 A Comissão julgadora não se responsabilizará pelo não recebimento da inscrição enviada pelos participantes, bem como por qualquer impossibilidade de participação em razão de falhas ou erros de envio ocasionados por problemas no seu provedor de Internet utilizado, no próprio site ou por impossibilidade de leitura do arquivo, o que, para tanto sugerimos o envio antecipado à data limite.

12.6 As notas da Comissão Julgadora indicarão, após a escolha dos textos vencedores, os demais 88(oitenta e oito) textos que comporão a obra I Antologia Literária Digital do Núcleo Alfa Cotinguiba da APJ de Conto, Crônica, Cordel, Artigo e Poesia, sempre em ordem decrescente das notas finais dos trabalhos.

 

13. DO RESULTADO

13.1 O resultado do I CONCURSO LITERÁRIO DO NÚCLEO ALFA COTINGUIBA DA APJ DE CONTO, CRÔNICA, CORDEL, ARTIGO E POESIA está estimado para ser divulgado até o dia 30 de agosto de 2020 no site www.lojamaconicacotinguiba.com.br.

 

14. DOS DIREITOS AUTORAIS E ASPECTOS LEGAIS

14.1. Não haverá cessão de direito autoral. O autor apenas autoriza o Núcleo Alfa Cotinguiba da APJ a usar o texto e a imagem no que se refere à reprodução, publicação, publicidade e propaganda, sem a necessidade de pagamento a qualquer título. O Núcleo Alfa Cotinguiba da APJ se obriga, no entanto, a sempre referenciar o nome do autor, creditando-lhe a autoria toda vez que o texto for, por responsabilidade dela, publicado no todo ou em parte.

14.2. O autor continuará com o direito pleno sobre a sua obra e permanecerá o responsável civil e penalmente pelo que envolva direitos autorais, plágio, responsabilidade social, interesses pessoais e propriedade de terceiros.

14.3. A inscrição no concurso implica na aceitação total por parte dos interessados das disposições contidas no presente regulamento.

 

15. DISPOSIÇÕES FINAIS

15.1 Todas as informações relativas a este concurso, tais como: edital para impressão; formulários de realização dos trabalhos; endereço eletrônico para inscrição dos trabalhos e material de divulgação, estarão disponíveis no site www.lojamaconicacotinguiba.com.br.

15.2 Serão desclassificados os trabalhos que não se enquadrarem no tema, nas especificações deste edital, bem como aqueles decorrentes de plágio ou fraude, e ainda os enviados em desconformidade com o procedimento de inscrição.

15.3 Todos os trabalhos participantes do Concurso enviados ao Núcleo Alfa Cotinguiba da Ação Paramaçônica Juvenil serão excluídos do sistema eletrônico que foram recebidos após o prazo de 90(noventa) dias da data de divulgação do resultado do I CONCURSO LITERÁRIO DO NÚCLEO ALFA COTINGUIBA DA AÇÃO PARAMAÇÔNICA JUVENIL DE CONTO, CRÔNICA, ARTIGO E POESIA, passando a ser arquivados e mídia digital para arquivo.

15.4 Não haverá devolução aos participantes de trabalhos, valor da inscrição, gênero alimentício ou item de limpeza.

15.5 A inscrição no concurso implica autorização tácita do autor ou do responsável legal para utilização, a título universal, definitivo e gratuito, ao público em geral, de todo e qualquer tipo de comunicação, divulgação, veiculação e publicidade/ promoção relativamente ao seu nome, imagem, voz e trabalho produzido, em qualquer meio, incluindo eletrônicos e na internet, desde que vinculado ao I CONCURSO LITERÁRIO DO NÚCLEO ALFA COTINGUIBA DA AÇÃO PARAMAÇÔNICA JUVENIL DE CONTO, CRÔNICA, CORDEL, ARTIGO E POESIA.

15.6 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Aracaju, 01 de julho de 2020

 

Carlos Augusto Bittencourt

Venerável Mestre Loja Simbólica Cotinguiba

Presidente Núcleo Alfa Cotinguiba-APJ

 

Eduardo Angelus de Almeida

Ductor Núcleo Alfa Cotinguiba-APJ

 

COMISSÃO ORGANIZADORA:

NÚCLEO ALFA COTINGUIBA-APJ

– Eduardo Angelus G. de Almeida / Ductor

– José Vítor Aragão / Nomenclator

Adams Almeida da Rocha/Arauto

– Bethina de Souza Carneiro/Núncio

– Bryan Almeida da Rocha/Guardião

– Carlos Eduardo Muniz de Almeida/Preceptor

– Domingos Pascoal de Melo/Preceptor

– Henrique Matias Santos/Coletor

Lívio Gabriel Cortez Marinho Santos/Preletor

Pedro Henrique Aragão/Regente

– Thamires Nascimento Carvalho/Escriba

 

Preceptores Núcleo Alfa Cotinguiba

Carlos Augusto Bitencourt / Presidente

Carlos Eduardo Muniz de Almeida

– Dirce Rodrigues da Costa Nascimento

– Djalma Gomes

– Domingos Pascoal de Melo

 

Comissão Julgadora:

– Academia Maçônica de Artes, Ciências e Letras

Academia Sergipana de Letras

– Academia de Letras de Aracaju

Academia de Letras Estudantil de Sergipe