Regulamento

Início/Regulamento
Regulamento 2020-01-22T11:48:25+00:00

PROJETO LITERÁRIO DA LOJA MAÇONICA COTINGUIBA

 

5º CONCURSO LITERÁRIO DE CONTO, CRÔNICA E POESIA DA LOJA MAÇÔNICA COTINGUIBA.

Entidade executora: LOJA MAÇÔNICA COTINGUIBA

Endereço: Rua Santo Amaro, 171 – Centro – Aracaju – Sergipe.

CEP 49010-290 – Tel.: (79) 32142381

Site: www.lojamaconicacotinguiba.com.br

E-mail: lsc@infonet.com.br

Responsável: Venerável Mestre Carlos Augusto Bitencourt.

Coordenador: Domingos Pascoal de Melo

JUSTIFICATIVA:

Concurso é a forma mais democrática de inclusão do estudante, em que todos podem participar, sendo desafiante e estimulante, já que os jovens adoram desafios. Faz com que leiam mais, pois logo descobrem que, para ser um bom escritor, também devem ser um bom leitor. Sem dúvida, isso os mantém ocupados e longe de outras atividades não tão saudáveis. Enfim, eis o objetivo maior: levar o estudante a pensar e fazer diferente, conduzindo-o ao fantástico mundo do conhecimento.

DO OBJETIVO:

Com a finalidade de divulgar, incentivar e promover as artes literárias, premiar com publicação em livro os jovens talentos, estimulando neles o amor pela leitura e pela escrita com a cultura do livro nas escolas de todo Brasil, a Loja Maçônica Cotinguiba, através do Ato nº 08/2014, exarada pelo seu Venerável Mestre da época, Dr. Jilvan Pinto Monteiro, instituiu o CONCURSO LITERÁRIO DA LOJA MAÇÔNICA COTINGUIBA, visando, sobretudo, contemplar e estimular os estudantes de todas as escolas públicas e particulares de Sergipe e de qualquer outra Unidade da Federação a ler mais e escrever melhor.

DO CONCURSO:

O CONCURSO LITERÁRIO DA LOJA MAÇÔNICA COTINGUIBA é aberto a todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio, devidamente matriculados em estabelecimentos de ensino regulares, públicos e privados, de todos os estados do Brasil.

DAS CATEGORIAS:

São três as categorias: Conto, Crônica e Poesia.

CONTO: narrativa curta, conflito determinado, tempo indefinido e reduzido, poucas personagens, que orbitam em volta de um núcleo central, relata uma situação ficcional, mas de possível ocorrência na vida dos personagens.

CRÔNICA: texto curto e simples, narra acontecimentos do dia a dia, normalmente com datas, fatos, pessoas; situações definidas, relatadas de forma organizada e cronológica, com início, meio e fim.

POESIA: gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados ou na forma moderna do fazer poético, exprimindo ou não, ritmo e/ou rimas, com elementos formais que podem inspirar, sensibilizar e despertar sentimentos e emoções.

DA INSCRIÇÃO:

As inscrições deverão ser feitas a partir de 05 de junho de 2019 a 05 de agosto de 2019, no sitewww.lojamaconicacotinguiba.com.br.

Parágrafo único: Um ou mais professores de cada estabelecimento de ensino ficarão responsáveis por orientar, organizar e até postar os textos do(s) estudante(s). O(s) nome(s) deste(s) professor(s) orientador(es) será (ão) consignado (s) na página do livro, ao lado dos seus escritores orientandos.

DO TRABALHO:

Os trabalhos deverão ser postados em formulário apropriado, no sitewww.lojamaconicacotinguiba.com.br. Atenção! O formulário está à disposição no referido site. Os trabalhos devem, sob pena de não serem processados (acolhidos), conter:

Até, no máximo, 600 palavras.

Título: nome do trabalho: Conto, crônica ou Poesia.

Nome da escola.

Nomes do/a professor/a ou professores/as, do/a coordenador/a e do diretor/a.

Nome da cidade, estado

A submissão do trabalho on-line deve ser feita sob a supervisão do/a professor/a ou professor/es orientador/as.

DA INSCRIÇÃO:

A inscrição só poderá ser feita no site da Loja Maçônica Cotinguiba com o preenchimento do formulário denominado “ficha de inscrição”, conforme formulário disposta no site da Loja Maçônica Cotinguiba: www.lojamaconicacotinguiba.com.br.

DO TRABALHO e da INSCRIÇÃO:

A ficha de inscrição, disponível no site www.lojamaconicacotinguiba.com.br, deverá ser totalmente preenchida com o nome completo do candidato, endereço completo: rua, praça ou avenida, número e complemento, bairro, povoado, cidade, CEP, números de telefones (fixo/celular), e-mail, Facebook, WhatsApp.

DA PREMIAÇÃO DOS AUTORES:

Os jovens escritores classificados serão premiados com a publicação do seu texto no livro da 5ª Antologia Literária de Conto, Crônica e Poesia da Loja Maçônica Cotinguiba. Além da publicação em livro, medalhas e diplomas de honra ao mérito os primeiros colocados receberão uma premiação extra.

DA PREMIAÇÃO DOS PROFESSORES E DAS ESCOLAS PARTICIPANTES:

Os professores orientadores e as escolas vencedoras receberão Menção Honrosa, simbolizada por diplomas de honra ao mérito e, terão seus nomes consignados, juntamente com o do Jovem Escritor, da Escola e da Cidade sede da escola.

DA AVALIAÇÃO E DO JULGAMENTO:

A avaliação e o julgamento final serão realizados por uma comissão composta por 3 (três) profissionais de reconhecida capacidade no campo literário, que atribuirão a cada trabalho inscrito uma nota de zero “0” a dez “10”, sem decimais. Essas três notas alimentarão o sistema e, após somadas e divididas, será fornecida a “média”. Essa média será a nota usada para a qualificação do estudante concorrente. Essas avaliações e seus avaliadores serão aceitos soberanamente, não cabendo, em nenhum tempo, qualquer tipo de recurso sobre as decisões proferidas.

DA PUBLICAÇÃO DO TEXTO SELECIONADO:

Após a seleção, será publicada uma listagem nominal com todos os resultados nos sites  e, também notificados para que todos enviem fotos e autorização, devidamente assinada pelo participante e por um responsável, contendo número dos documentos, CPF e RG, de ambos: escritor e responsável, caso o autor seja menor.

DOS DIREITOS AUTORAIS E ASPECTOS LEGAIS.:

Não haverá cessão de direito autoral. O autor apenas autoriza a Loja Maçônica Cotinguiba a usar o texto e a imagem no que se refere à impressão, reprodução, publicação, publicidade e propaganda, sem a necessidade de pagamento a qualquer título. A instituição maçônica se obriga, no entanto, a sempre referenciar o nome do autor, creditando-lhe a autoria, toda vez que o texto for, pela responsabilidade dela, publicado no todo ou em parte.

O autor continuará com o direito pleno sobre a sua obra e permanecerá o responsável civil e penal pelo que envolva direitos autorais, plágio, responsabilidade social, interesses pessoais e propriedade de terceiros.

Não serão aceitos trabalhos que: causem danos a terceiros, seja através de difamação, injúria ou calúnia, danos materiais e/ou danos morais, possuam cunho pornográfico;  ofenda a liberdade de crença e as religiões, contenham dados ou informações racistas ou discriminatórios, tragam propaganda eleitoral ou divulguem opinião favorável ou contrária a partidos ou candidatos. A inscrição no concurso implica na aceitação total por parte dos interessados das disposições contidas no presente regulamento. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

DISPOSIÇÕES FINAIS.:

Os casos omissos e não previstos no regulamento serão resolvidos pelas comissões: organizadora e de avaliação.

Aracaju, 05 de junho de 2019

Carlos Augusto Bitencourt de Oliveira

Venerável Mestre