Quem Somos

Início/Quem Somos
Quem Somos 2016-04-25T15:21:50+00:00

Prezado Internauta,

Seja bem-vindo a este sítio eletrônico da Loja Simbólica Cotinguiba do Rito Escocês Antigo e Aceito que é a loja maçônica mais antiga do Estado de Sergipe, fundada em 14 de novembro de 1872, em Aracaju, portanto, como a capitania hereditária de Sergipe Del Rey foi emancipada da Bahia pelo imperador Dom João VI, no dia 8 de julho de 1820, a loja tem acompanhado e faz parte da história deste estado.

Nós maçons somos homens comprometidos com o desenvolvimento pessoal e moral de nossos quadros e para isso desenvolvemos trabalhos onde a prática da e liberdade, igualdade e fraternidade sejam praticadas por todos sem distinção e, portanto, acreditamos e exercemos nossas atividades laborais utilizando estes princípios básicos, onde o mérito deve ser dado a quem de fato e direito o merece.

Nosso sito eletrônico foi desenvolvido para propiciar informações básicas sobre a maçonaria, bem como divulgar externamente algumas ações e iniciativas da loja que possam interessar a sociedade e a você.

Nossa loja possui, em no quadro, obreiros com mais de 50 anos de dedicação a Maçonaria cujo trabalho diário com retidão, seriedade e compromisso são exemplos vivos da conduta esperada e praticada em nossos templos, locais e atividades de trabalho fazendo com que a novas gerações se inspirem e com isso se dediquem a fim de se tornarem um exemplo para novos maçons. Ser maçom é uma escolha para a vida toda.

Desta forma, a Loja Simbólica Cotinguiba busca estreitar o contato com irmão obreiro e vem a público divulgar parte de suas ações e contribuições sociais, sendo que reservadamente, teremos nosso calendário de atividades maçônicas, avisos sobre as reuniões semanais, onde trabalhos apresentados e palestras terão seus conteúdos apresentados permitindo uma releitura e reflexão para o uso no seu cotidiano, com amigos e familiares festas cívicas e alusivas a comemorações nacionais e maçônicas fazendo com que a integração seja mais fraterna entre os irmãos e sociedade.
Desejo em meu nome e de todos os obreiros que compõe a Loja Cotinguiba um bom e produtivo dia de trabalho, aos jovens que efetivamente participação do I Concurso Literário de Conto, Crônica e Poesia da Loja Cotinguiba que independente de ser premiado ou não desenvolva seus dons e aptidões.

Expresse e escreva suas idéias em textos e, futuramente, relatórios, artigos científicos escrevendo de forma crítica, sóbria e construtiva a fim de contribuir com suas reflexões para fazer uma sociedade mais justa e harmoniosa, onde quem produz idéias e sabe se expressar se torna cada vez mais essencial.

Aprimore suas aptidões e dons, lute contra seus pontos fracos e procure trabalhar honestamente e com perseverança assim, você alcançará tudo que almejar na vida, contudo, não se esqueça de que tem o dever de ser justo, reconhecer o mérito de idéias e ações úteis a sociedade e aos negócios contribuindo assim, independente de ser maçom, para uma sociedade mais justa e igualitária.
Boa sorte no concurso literário e obrigado por sua visita o nosso sítio eletrônico, esperamos que em breve em sua nova visita, outras novidades e notícias sobre o concurso e sobre a maçonaria.

Jilvan Pinto Monteiro
Venerável Mestre da Loja Cotinguiba
Gestão 2013-2015