EXIGÊNCIAS BÁSICAS

Início/EXIGÊNCIAS BÁSICAS
EXIGÊNCIAS BÁSICAS 2015-05-13T13:18:07+00:00

Ao pesquisar e decidir almejar ser Maçom a pessoa deve, com em qualquer entidade que se queira ingressar observar os critérios e forma de ingresso à mesma.

O maçom deve ter bons costumes e reputação ilibada, se submetendo a verificação de tais requisitos em sindicâncias a serem feitas, deve ser maior de 21 anos e estar em pleno gozo da capacidade civil, quite com o serviço militar, pois, a maçonaria não tolerará desvios de conduta, exigindo comportamento exemplar e retidão de vida, perante a sociedade.

O maçom deve exercer profissão ou atividade lícita que possibilite suas contribuições financeiras e de seus dependentes sem que comprometa seu padrão de vida e que permita auxiliar os seus e pessoas necessitadas. Deve estar apto a auxiliar material ou espiritualmente quantos necessitarem de sua ajuda sendo maçons ou não.

Em loja, o maçom deve renunciar o desejo e defesa de sua posição política ou religiosa sectária, já que a maçonaria não permite a discussão destes assuntos internamente, já que admite a prevalência do espírito sobre a matéria e crer num ser superior, Deus, que os maçons chamam de Grande Arquiteto do Universo.

Estar disposto a reconciliar-se com qualquer eventual inimigo que se tenha e que venha a encontrar na maçonaria, já que é absolutamente proibida a inimizade entre os maçons, portanto, deve estar disposto a mudar seus conceitos sobre as coisas se, após participar de discussões livres, não convencer o grupo quanto a suas opiniões.

Esta postura mostrará que você possui discernimento suficiente para o entendimento e aplicação dos princípios maçônicos sendo que não irá professar ideologias exóticas e contrárias aos princípios maçônicos, tais como o comunismo, o nazismo, o fascismo e assemelhadas.

Por último, não deve estar preso a votos religiosos ou a quaisquer compromissos que o impeçam de manifestar livremente sua vontade, podendo participar livremente das atividades e compromissos maçônicos assumidos perante sua Loja e outros maçons.